segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ensaio sobre o ócio...

Por que é tão fácil ficar fazendo nada? Se houver uma resposta realmente convincente eu publico e excluo a postagem...

Rousseau estava certo, você sai de férias, mas as férias não saem de você... Não, não foi ele quem disse isso, eu estou inventando agora! Há semanaas que eu digo a mim mesmo "amanhã acordo cedo e começo a estudar, preparar os textos, os relatórios, vou para a faculdade pesquisar, e quando a manhã chega, depois das 10h00, parece que sugaram todas as minhas forças!

Deixar de ser preguiçoso foi a meta feita para este ano, com possibilidade de prorrogação até 2056. Sei que o prazo é muito curto para uma melhora desse grau, mas, sem um pouco de pressão, a gente não chega a lugar algum!

Quaquer coisa é motivo para a vadiagem e o sacrossanto cultivo do ócio durante as férias, "porra, eu ia terminar de ler o livro, mas tive que sair pra ver se tava chovendo lá no Sobradinho... aí ferrou tudo!

O ócio ou a preguiça, para quem não sabe, são figuras da mitologia mais antiga da terra, que é a de um povo que ninguém sabe o nome, e todos tem preguiça de pesquisar... E de repente, Fiat Lux, não o fósforo, mas o abracadabra judaico-cristão, a minha pergunta é: quantas eternidades deus demorou pra fazer o mundo, antes do Fiat Lux, e por que ele demorou tanto? Sim, preguiça! (Aquele negócio de que preguiça é um pecado capital e deus não pode pecar, então não pode ter sentido preguiça, vamos deixar pra lá, pode ser?)

O assunto aqui é ócio e preguiça...

O ócio, Newton já dizia, é uma força que tange o incomensurável, e parte desde o momento da concepção humana, todos sabem que apenas um espermatozóide penetra o óvulo, na verdade, mais de um poderia fazê-lo, mas, após a primeira inserção fica muito difícil transpor o óvulo, logo, por simples preguiça, os outros desencanam, se é pra já começar se fudendo fazendo tanto esforço, melhor nem nascer!

Freud mapeou o ócio na psychè humana (odeio essa palavra), quando disse: "Agora não mãe, tô jogando videogame, depois eu compro o pão!".

Nietzsche então nem se fala, depois de gastar todos os seus esforços em atentados contra deus, já que não havia norte-americanos naquele tempo (??), fingiu ter ficado bobão, pra ganhar até comida na boca! não sem antes dizer sua frase célebre: "O que não mata engorda, quem vai trabalhar é o car#$%!!"

Levando em consideração os motivos que te levaram a chegar até aqui, sinal de que sua vida não anda mais interessante que a minha, espero ter ajudado nesse ritual de alcance global que é o cultivo do ócio... vá dormir!

"Durmo acordo, acordo pra dormir de novo!" (China)

nota de falecimento: A foto é minha mesmo, já falei que levo jeito pra esse lance de fotografia? Vou montar uma barraquinha na praça do lambe-lambe... (o nome mais escroto do setor fotográfico! sem mais!)

5 comentários:

  1. Com mais: Quando era criança e ouvi pela primeira vez a expressão latina Fiat Lux, imaginei um carro feito de sabonete, ou um sabonete feito de carro, sei lá!

    ResponderExcluir
  2. Hitler na + profunda e inquietante coceira de sua alma disse: "Diese Geschichte ist so alt wie mein Großvater!" q dignifica (sem preguiça) "Essa história é tão antiga quanto meu avô!", (com preguiça) Não foi + longe com a frase.

    PSI. Frase dita por Hitler Vitroli-Veridicamente Falando.

    ResponderExcluir
  3. Andréa, parabéns! Você acaba de divulgar o blog de Iron (que é muito bom, por sinal), para 4 pessoas, já que eu, você e Luisa Já o conhecíamos...

    ResponderExcluir
  4. kkkkk.... uai.. de grão em grão a galinha enche o papo [e n sei quem foi q criou isso] e por isso q mais 4 pessoas sempre são bem vindas neh Déa?rs
    De maiis, poderia até comentar alguns intelectuais que falam sobre o ócio, mas a boa preguiça que Deus me deu e depois chamaram de pecado n me permite fazê-lo!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Tava até com preguiça de ler o texto!
    Pra falar a verdade, dei umas risadas... fui criar um login no blog, mas apareceram tantas coisas que desisti!!
    Pelo menos consegui chegar ao final deste comentário.

    Ah, Chico, é/foi Grave.
    ...Depois da durmida concluo o cadastro!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir