domingo, 1 de maio de 2011

“Ou deixar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil!”

Mais uma vez começou a palhaçada campanha anual de alistamento militar na televisão.
Lembro-me bem que, sendo o filho mais novo, e tendo os meus irmãos já saído de casa, cada vez que aparecia a propaganda na TV, meu pai soltava sua frase épica: “Meu sonho sempre foi que um filho meu servisse ao Exército!”.
Eu ficava na dúvida entre dizer: “Sonho mesmo, né, Seu Manoel?!”; ou “Ainda tá em tempo de fazer outro menino aí!”, na dúvida fazia cara de “cri cri cri!” fingia que nem era comigo!
Alistei-me obrigatoriamente nas Forças Armadas desta Democracia (pausa para análise desta última frase!)
Saí na base da apelação, do telefonema, um conhecido que tem um conhecido, conhecido de alguém lá no exército; estas coisas que o sistema permite!
Escapei! Contudo, ainda havia um passo, na caserna é assim, mesmo você não servindo eles dão um jeitinho de te humilhar! Para este fim, fora criado o “Juramento da Bandeira”, sim, aquele pano coloridinho!
05h30 da manhã, sob chuva, tentando nos proteger do frio, eu e Emerson, lá vem o guardinha: “Vieram jurar a bandeira?!”
- Não, porra, eu acordei 04h45 da manhã num dia de chuva, pra ficar em pé aqui, por diversão, porque eu gosto de me ferrar mesmo... pensei!  (piada roubada do Fabio Rabin )
-“Sim, senhor!” Foi a resposta verdadeira!
A porra do Juramento começou às 10h00 por que mandaram chegar às 06h00? Que diabo! Às 10h00 da manhã a chuva já se tinha ido, deixando um sol muito cruel e um calor de uns 68º c.
E canta hino, e um guardinha cheio de medalha diz coisas que eu me recuso a entender. E Canta mais hino, e mente mais um bocado! E no final (até que em fim!) o juramento, não lembro todo, (claro) mas o final era assim (o guardinha falava e a gente repetia):
“E um dia! E UM DIA! se preciso for! SE PRECISO FOR! defenderei este país! DEFENDEREI ESTE PAÍS! com o sacrifício da própria vida! AONDEEEEEE!”
AONDE, assim enfático, é um significante da prosódia feirense para dizer, NEM FUDENDO, NEM A PAU, NEM COM A PORRA, NEM PENSAR, TÁ MALUCO?, TOMAR NO QUER NINGUÉM... e etc!
Numa minha interpretação do hino da bandeira, a letra seria mais ou menos assim: “Ou deixar a pátria livre, ou deixar a pátria presa”, e a rima que se vá pra p&%# que  pariu! Cada uma!
 “Braço forte, mão amiga” da onça!

 O Exército é tão bom que o alistamento é obrigatório!

3 comentários: