domingo, 18 de dezembro de 2011

não sei do que vou falar

Não é brincadeira, não sei mesmo! Ah, agora eu sei, já sei, é assim:

Eu tinha uns oito anos, nove talvez, na minha casa em Aracaju, no conjunto Santa Lúcia, tínhamos um doberman, o nome era Rack, ou Hack, ou Raque, vocês entenderam; não sei porque, o meu pai deu o cachorro a um cara que tinha uma empresa, no mesmo dia o cachorro fugiu, e ao tentar atravessar a avenida em frente à empresa, foi atropelado e morreu!

Mal lembro do cachorro, lembro de não interagir muito com ele, mas lembro do meu pai cabisbaixo, circulando a porta do quarto sem entrar, coçando a cabeça como eu costumo fazer quando não sei bem o que fazer. Entrou meio estranho, sentou na beira da minha cama, e disse com a voz grave de sempre: "Raque morreu!" Lembro de ter chorado muito. Achei que deveria chorar. É o procedimento convencional, não é mesmo? Lembro dele dizendo que isso acontecia, que era melhor ter sido o cão do que ele, ou minha mãe, ou um dos meus irmãos. Lembro das justificativas, mas era muito novo, não entendia bem o que era a morte, por que se morria, afinal de contas?

Sim, ele estava certo, melhor ter sido o cão, qualquer cão, do que um deles, se hoje aos 25 anos não consigo entender como será a vida sem os meus pais, aos oito seria ainda mais estranho! Só que, em momentos em que a notícia mais celebrada da semana é uma mulher matando um cão, e a sociedade simulando revolta pedindo a morte da mulher, a fala do meu pai ganha ainda mais força, melhor que tenha sido um cão. Crianças são espancadas até a morte, mulheres, mulheres grávidas: um combo de estupidez, homens são espancados e mortos dia e noite. Sim. Melhor ter sido o cão!

É uma brutalidade, um absurdo! O mundo é absurdo, brutal, injusto, violento! Ficaremos calados diante da covardia, não faremos nada? Não sei, façam o que precisarem fazer, e tentem não cobrar de mim quaisquer posturas que demandem grande energia. Num ringue de boxe, no trânsito, no tom de voz para com o outro, somos seres violentos, sempre fomos, sempre seremos.

Sobre o cão que morreu, já está morto, o Barcelona foi o campeão, as notícias,revoltas e simulações de emoção duram no máximo uma semana, depois se esvai, se enterra, feito um cão morto, ou homem morto!

Hoje descobri que a minha "linha da vida" se finda e recomeça, aos quiromancistas de plantão: não ousem me trazer de volta!


"Esqueça os mortos, eles não levantam mais!" (Dylan/Caetano/Gessinger)

Nenhum comentário:

Postar um comentário