domingo, 3 de dezembro de 2017

Amém!

hoje terminei de ler um livro sobre deuses.

para quem por muito tempo só lia a bíblia, que é basicamente um livro sobre um deus só (na verdade tem outros, mas no final tudo virou um, apenas), um livro sobre muitos deuses é, de fato, muito interessante, só por isso já valeria a pena, tinha muitos deuses, deus pra caralho, além disso o livro é bom, bom de ler.

o livro falava de vários deuses e de suas origens, e de seus vários nomes, e de seus truques e falcatruas para continuarem deuses, para não serem esquecidos e morrerem, e de suas mortes. a morte de um deus é algo tão triste e inexplicável quanto a morte de um ser humano, mas bem mais fácil de entender. 

existem muitos deuses nos planetas, em todos eles, deuses velhos e deuses novos, bons e maus e piores ainda, e deuses loucos e deuses sãos, deuses pequenos e deuses enormes e outros maiores ainda, à imagem semelhança dos humanos (e dos extra-terrestres, imagino eu).

há um deus pra cada coisa, pra várias coisas, há um deus pra tudo, pro nada, e tenho dúvida absoluta que pro pós-nada também deve haver. você precisando de um deus sempre haverá um pra sua demanda, e mesmo que você não precise, também haverá, mas todo mundo precisa, e precisando: inventa um, ou mais de um. qual o nome do deus dos ateus? e do deus dos deuses?

todo mundo tem um deus, todo mundo rende culto a um deus, (no mínimo 1, mas geralmente é muito mais que 1), assim como todo mundo tem sonhos e smartphones. o deus smartphone é um dos deuses mais jovens, e seu público de adoradores é vasto e não para de crescer, ele é um deus na flor da idade, quem não tem esse deus ainda é alguém mais conservador em relação a deuses. o deus celular geralmente está sempre perto de você, mas às vezes descarrega, ou quebra, ou é roubado e você tem que se virar pra comprar outro, pra não ficar sem deus. (não comprem deuses roubados)

enfim, todo mundo tem seu deus, todo mundo acredita em alguma coisa, mesmo que seja no fato de que tudo isso é invenção, acreditar nisso é acreditar, e se você acredita e algo é acreditado, pimba, Habemus Teo. no que você acredita? qual o nome do teu deus? ele é velho, novo? já morreu? não precisa responder, não é da minha conta. 

o nome do livro é "deuses americanos", do neil gaiman. eu não sei qual o deus dele, mas ele achou um monte de deus pra botar no livro e ainda deve ter ficado um monte de deus fora da parada, vários que não quiseram aparecer, ou ceder seus direitos, ou que já morreram há tanto tempo que não se sabia mais onde achá-los ou o que dizer sobre eles.




                                               Iê, viva meu deus. Iê viva meu deus, camará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário