domingo, 14 de outubro de 2012

"você merece"

"peço licença pra entrar em vossa casa, meu caro senhor, minha cara senhora!"

é assim que, de dois em dois anos, sujeitos iniciam seus discurso em busca do emprego dos sonhos. não falarei dos tipos bizarros ou mais bizarros que aparecem na tv após o almoço ou a janta (isso pra quem almoça e janta),  falarei de um fato que me chamou muita atenção na última eleição aqui em feira, o reacender da crença entre os jovens medianos da cidade.

aqui na cidade, apareceu um candidato novo disputando o cargo de prefeito, afiliado a um partido de bases ideológicas socialistas, mais que isso, um partido fundado por ex-membros do partido dos trabalhadores insatisfeitos com as mudanças ocorridas no mesmo.

não obstante a pequenez do partido, o seu candidato ganhou a simpatia, e mais que isso, a crença de muitos eleitores, em geral, jovens, universitários e interneteiros de plantão, pessoas que encontraram no cidadão que prometia mudar a cidade "pela raiz" um novo baluarte, capaz de devolver aos frequentadores de open bar a fé na transformação política, tirando das mãos do empresariado local o poder de decisões, pensando nos mais pobres, na educação, saúde, segurança, transporte e no MEIO AMBIENTE, a bola da vez.

nada contra o candidato, nada mesmo. o que me atraiu a atenção foi a movimentação de um coro apaixonado e crente de "Tô com o rasta!", uma clã esperançoso de que uma nova proposta política pudesse ter bom êxito e posteriormente fazer a política que se espera como se espera o paraíso, muito similar ao que os pais desses mesmos jovens (de muitos deles, ao menos) esperaram do pt nos anos 80, sem facebook pra mudar o avatar, mas com a mesma paixão.

pt que, para chegar ao poder, precisou mudar, precisou decepcionar, precisou aprender a operar o estado aliado às corporações privadas, aprendeu a fazer política e a fazer a barba (no caso da dilma, claro). o psol já sabe, aprendeu lá, com eles. nós também já sabemos onde isso vai parar, mas carecemos de paixões, ideologias e crenças.

eu voto porque é obrigado e porque é de graça!


~~~~eu tô com o rasta~~~~